Atividades

 
 

As atividades da SBA estão intimamente relacionadas com a organização, promoção e divulgação de eventos e publicações de caracter científico relacionadas com as suas áreas de atuação.

Podem ser destacadas as seguintes atividades:

  • Organização do Congresso Brasileiro de Automática (CBA), que desde 1976 tem sido realizado a cada biênio. Ao longo da história, o CBA tem sido um congresso itinerante pelo país. São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Campinas, Campina Grande, Belo Horizonte, São José dos Campos, Belém do Pará, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo foram as cidades-sede das onze primeiras edições do CBA. Nestas realizações, a participação expressiva de pesquisadores e profissionais atuantes na área, vindos das várias regiões do Brasil e de outros países têm sido uma constante.
  • Organização do Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI), que é o principal evento científico em automação inteligente na América Latina, desde 1993, também um evento realizado a cada biênio.Esse evento reúne pesquisadores das áreas de robótica, automação, otimização, instrumentação, dentre outras, que utilizam técnicas de inteligência artificial e de áreas afins. O SBAI tem sua organização científica ancorada em todos os aspectos de Sistemas e Automação Inteligentes. São igualmente desejáveis trabalhos com contribuição teórica de inteligência artificial às áreas de Automação e de Sistemas assim como trabalhos com aplicações e desenvolvimento que tratem de problemas de interesse do mundo real.
  • Organização de outros congressos, como por exemplo, Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy - II CBSF; a conferência IFAC MCPL (6th International Conference on Management and Control of Production and Logistics), entre outros eventos.

  • Participação na realização de eventos internacionais, tais como os Congressos Latino-Americanos de Automática (CLCAs), em cooperação com sociedades congêneres de outros países Latino-Americanos; Simpósios e Workshops internacionais da International Federation of Automatic Control (IFAC) à qual a SBA é filiada na qualidade de NMO (National Member Organization);
     
  • Participação no Conselho das Sociedades Científicas do país, coordenado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
     
  • Publicações como: Journal of Control, Automation and Electrical Systems e anais de eventos científicos.