ISSN: 1807-0345 (Scielo)
ISSN 0103-1759: (Impresso)


Home >

Apresentação da Revista SBA -  Controle & Automação

A Sociedade Brasileira de Automática, SBA, foi fundada em 1975 em decorrência de uma necessidade de intercâmbio entre os especialistas brasileiros atuantes na área de Automação e Controle, e entre esses e seus pares internacionais representados principalmente pela International Federation of Automatic Control (IFAC). Para conhecer um pouco mais sobre a SBA, clique aqui.

Visando criar um espaço para divulgação de artigos técnico-científicos que ofereçam contribuições relevantes nas áreas de Controle e Automação, a SBA publica, desde janeiro de 1987, a Revista SBA - Controle & Automação.

A Revista é formada por um Corpo Editorial (Editor-Chefe e Editores Consultores) e Corpo de Revisores formado por especialistas da comunidade científica brasileira. O Editor-Chefe tem um mandato de três anos, e é escolhido pelo CTA, em comum acordo com a Diretoria.

Como política editorial, o seguinte critério é adotado para seleção dos trabalhos. Todo artigo submetido à Revista SBA - Controle & Automação é encaminhado ao editor-chefe da Revista que o encaminha a um editor consultor especialista na área. Este por sua vez envia o artigo a três revisores que emitirão um parecer circunstanciado no prazo máximo de três meses. Baseado no teor destes documentos, o editor consultor emite um parecer, aceitando, rejeitando, ou sugerindo sugestões para uma nova versão. Este parecer é, em geral, referendado pelo editor-chefe da Revista. Em caso de haver uma nova versão, o processo todo se repete.

Em 1997 a revista passou a ter duas formas de divulgação: - uma eletrônica, neste próprio site; - e a versão impressa. Em 2003, a versão eletrônica passou a ser divulgada pela plataforma Scielo. Na sua versão impressa a tiragem tem sido em torno de 800 exemplares. A versão impressa é distribuída para todos sócios da SBA que estiverem em dia com sua anuidade.

Marcos históricos:

1987:Primeiro volume, a revista sai com artigos convidados;
1988-1993:os volumes 2, 3 e 4, saem com uma periodicidade de 2 anos;
1994:a revista atinge uma maturidade e passa a ter uma regularidade de publicação anual;
1995:a partir do volume 6, a revista passa a ter 3 números por ano;
1997:lançada a versão eletrônica da revista neste site;
2003:a partir do volume 14, a revista passa a publicar 4 números por ano. Neste mesmo ano a versão eletrônica da revista passa a ser divulgada na plataforma Scielo;
2010:a partir do volume 21, a revista passa a ter 6 números por ano.
Atualizado em


Home >