Volume 9 número 1

Páginas: 18-30


RECONFIGURAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE FERRAMENTA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DECISÃO COM MÚLTIPLOS OBJETIVOS E INCERTEZAS

Nelson Kagan, Carlos César Barioni de Oliveira

Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 158, CEP 05508-900, São Paulo, SP
e-mail: nelsonk@pea.usp.br barioni@pea.usp.br

Resumo:

Este artigo apresenta a aplicação de um sistema computacional, que permite a modelagem de problemas genéricos de decisão com restrições (PDR), para a análise de alternativas de reconfiguração de um sistema de distribuição de energia elétrica quando da ocorrência de um defeito num ponto qualquer da rede. Uma vez identificado o ponto no qual o defeito ocorreu, deve-se isolar a menor porção possível da rede, através da abertura de dispositivos de seccionamento, e proceder a manobras de outras chaves que permitam restabelecer o suprimento de energia aos consumidores localizados à jusante da área isolada, com o atendimento a critérios técnicos de operação da rede, como níveis de tensão e carregamento máximo de seus componentes. Em sistemas reais observa-se um grande número de possíveis soluções, onde há necessidade de se obter rapidamente uma configuração que atenda aos critérios técnicos de operação da rede. Um procedimento heurístico de busca permite a rápida obtenção de soluções otimizadas. Aspectos referentes a imprecisões, incertezas e subjetividades inerentes ao problema são tratados através da teoria dos conjuntos difusos. Múltiplos objetivos são também considerados: a minimização do número de chaves manobradas e um índice de qualidade que agrega e pondera os níveis de tensão e de carregamento.

Palavras chaves: Reconfiguração, Distribuição de Energia, Problemas de Decisão.

 

Abstract:

This paper presents a specific application of a computational system to model general constrained decision problems. This application is concerned with the reconfiguration of distribution systems following a fault in a given network section. Once the fault is located one should isolate a minimum part of the system through the switching equipment and try to re-energize the customers - located further to the opened switch(es) - by feeder interconnection switches. This problem is combinatorial in nature and an extremely large number of possible solutions can be identified when dealing with networks of practical size. A heuristic search approach allows the evaluation of optimized/feasible solutions in an efficient way. Uncertainty, imprecision and subjectivity aspects are dealt with by the use of fuzzy sets theory. Multiple objectives regarding minimum number of switching operations and maximization of a technical index - including voltage drop and loading - are also considered in the formulation.

Keywords: Reconfiguration, Distribution Systems, Decision Making.

 

Cópia em PDF (204 kbytes)

 

Volta ao Índice do Volume 9 .


Clique aqui para obter

 

Disponibilizado em 28/03/1998
Última Alteração 28/03/1998
Por jro