SBAI 2019

14º Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente

O Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) é o principal evento científico em automação inteligente na América Latina, sendo patrocinado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA). Sua décima quarta edição ocorrerá em Ouro Preto - MG, em outubro de 2019, sob organização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o apoio do Instituto Tecnológico Vale.

Seguindo a tradição das edições anteriores, o XIV SBAI reunirá pesquisadores e profissionais que atuam nas áreas ancoradas em todos os aspectos de Sistemas e Automação Inteligentes, como robótica, automação, otimização, instrumentação. São igualmente desejáveis trabalhos com contribuição teórica de inteligência computacional às áreas de Automação e de Sistemas, assim como trabalhos com aplicações e desenvolvimento que tratem de problemas de interesse do mundo real.

Baixe aqui a programação completa
Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco

OURO PRETO - MG

Localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Oficialmente, foram enviadas a Portugal 800 toneladas de ouro no século XVIII, isso sem contar o que circulou de maneira ilegal, nem o que permaneceu na colônia, como por exemplo o ouro empregado na ornamentação das igrejas.

CONHEÇA A CIDADE
ROSI CHALLENGE

ROSI CHALLENGE

O ROSI (Robô para Serviços de Inspeção) é um dispositivo robótico da VALE para inspecionar Transportadores de Correia. O nome é uma homenagem a Rosimar Cucco, primeira mantenedora a trabalhar no Porto de Tubarão da VALE, em Vitória-ES.

Desafio de programação de robôs autônomos para inspeção industrial. Poderão participar equipes de até 10 pessoas + 1 coordenador (opcional). Uma mesma pessoa poderá participar de apenas uma equipe, salvo o coordenador.

LEIA MAIS
ATENÇÃO COM AS

DATAS - SBAI 2019

27/10 a 30/10 Data do evento

14° Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI 2019

Faltam :

00 dias

QUANDO?

27 a 30 de Outubro, 2019

ONDE?

Ouro Preto - MG
CONHEÇA NOSSOS

PALESTRANTES

Prof. ANDRÉ CARLOS PONCE DE LEON

ANDRÉ CARLOS PONCE DE LEON

Universidade de São Paulo (ICMC-USP), Campus São Carlos
Inteligência Artificial

Professor Titular do Departamento de Ciências de Computação, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus São Carlos e bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq. Possui Bacharelado (1987) e Mestrado em Ciência da Computação (1990) pela Universidade Federal de Pernambuco.



Prof. Carlos Roberto de Souza Filho

CARLOS ROBERTO DE SOUZA FILHO

Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Instrumentação

Engenheiro Geólogo (Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, 1988), Mestre em Metalogênese (UNICAMP, 1991), PhD (Open University, Inglaterra, 1995, Jovem-Pesquisador (FAPESP-UNICAMP, 1995-1997), Professor-Doutor (UNICAMP, 1997-2002), Professor Livre-Docente (Unicamp, 2002).



Prof. Thomas Gustafsson

THOMAS GUSTAFSSON

Depto. de Sistemas e Tecnologia Espacial, Universidade de Tecnologia de Lulea, Suécia
Controle

Mestre em Engenharia Mecânica (1981) e doutor em Controle e Automação (1993) pela Lulea University of Tecnology. Foi professor visitante na Newcastle University no período de 2009 à 2010. Atualmente é professor do departamento de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Espacial da Lulea University of Tecnology, Suécia.



Prof. Mario Cesar Mello Massa de Campos

MARIO CESAR MELLO MASSA DE CAMPOS

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello (CENPES-Petrobrás)
Automação Industrial

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1984), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado no Laboratório de Engenharia Química - École Centrale Paris (1997).



Prof. ABDERRAHMANE KHEDDAR

ABDERRAHMANE KHEDDAR

Diretor de Pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (França)
Robótica

Abderrahmane Kheddar é graduado pelo Institute National d’Informatique (Argélia Francesa), mestre e doutor em robótica pela Université Pierre-et-Marie-Curie (Paris 6, França). É atualmente Diretor de Pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS); Diretor do Laboratório de Robótica Conjunta (CNRS-AIST, Tsukuba, Japão)



Prof. SILVIA SILVA DA COSTA BOTELHO

SILVIA SILVA DA COSTA BOTELHO

Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Inteligência Artificial e Robótica

É Bolsista de Produtividade 1D do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação com graduação em Engenharia Elétrica (1991) e mestrado em Ciências da Computação (1996), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e doutorado em Robótica, Informática e Telecomunicações - Centre National de la Recherche Scientifique/CNRS França (2000).



MESAS REDONDAS

Mesa Redonda 01

Inovação na Indústria 4.0

Serão discutidos os novos horizontes viabilizados pelas tecnologias da indústria 4.0 e qual é a realidade de sua aplicação hoje. Participarão representantes de indústrias que aplicam a técnica no Brasil e no mundo.

Constantino Seixas Filho - Accenture's Industry X.0 - Managing Director
Jorge Fernandes - Assessor do Programa de Transformação Digital.
Maurício Galassi - CENPES/PETROBRAS - Researcher
Luciano Di Biasi - Gerente de Engenharia de Automação da Vale
Giovanino Di Niro - Siemens - Head of Process Automation

Mesa Redonda 02

Mestrado Profissional - Parceria entre Empresas e Universidades

Pretende-se atrair acadêmicos e representantes de empresas para discutir parceria entre universidades e a indústria no fomento de pesquisas, ensino e desenvolvimento social.

Paulo Lourenção – ITA/EMBRAER – Senior Technical Coordinator e Coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica (ITA/EMBRAER).
Charles Casimiro Cavalcante - Universidade Federal do Ceará - Coordenador Adjunto da Comissão das Engenharias IV, Programas Profissionais.
Sandoval Carneiro - Pró-reitor de Pesquisa do ITV
Sérgio Aquino - Pró-Reitor de Pesquisa da UFOP
Jodelson Aguilar Sabino - Especialista do Centro de Inteligência Artificial da Vale

REALIZAÇÃO:

Universidade Federal de Ouro Preto
Escola Minas

PROMOÇÃO:

Sociedade Brasileira de Automática

PATROCÍNIO:

ORGANIZAÇÃO:

Elo Eventos
TOP