Projeto e Analise de Leis de Controle em Aeronaves: O Problema do Glide Path
Abstract
O processo de desenvolvimento de um sistema de controle automático de voo é uma tarefa bastante complexa que, além do problema de controle, envolve as características construtivas da aeronave, aerodinâmica, forças, momentos entre outras. Aeronaves modernas são equipadas com computadores dedicados para o controle automático de voo, enquanto equipamentos de transmissão no solo fornecem os sinais necessários para o cumprimento de uma tarefa específica. Um destes equipamentos é o ILS (Instrument Landing System), cujos sinais emitidos, são processados pelos equipamentos a bordo da aeronave e o sistema de controle de voo automático, então, pode conduzi-la em uma trajetória segura durante a fase de aproximação e pouso. Neste trabalho foi aplicado um processo de desenvolvimento cujas etapas vão da modelagem matemática, linearização, projeto e análise de controle e execução de simulações através de álgebra computacional (Matlab-Simulink ®). Este processo de desenvolvimento demonstrou ser eficiente ao definir a estrutura composta pelas malhas de guiagem e controle em atendimento aos requisitos de qualidade de voo propostos.