Metodologia de previsão de custo de manutenção de equipamentos de transformação e manobra do sistema elétrico de potência

  • Guilherme Reis da Cruz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Thiago Melo Machado-Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo Luís Soares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Igor Vilela Morais Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
Keywords: Previsão de custo de manutenção, Sistema de potência, Big data

Abstract

As concessionárias de transmissão de energia têm sua receita baseada na disponibilidade dos seus ativos, cuja receita anual permitida (RAP) é pré-determinada no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que regula o setor. Esta característica torna importante que os equipamentos estejam com a manutenção em dia, visto que a indisponibilidade resulta na aplicação de multas pela reguladora.
Foi desenvolvido um método de previsão de custo de manutenção do sistema elétrico de potência (SEP) dos equipamentos de transformação e manobra para aumentar a assertividade no orçamento de novos empreendimentos e, entre outros, facilitar a decisão de substituição de equipamentos depreciados. Neste sentido, este trabalho apresenta um método para previsão de atividades de manutenção no SEP, utilizando dados específicos de equipamentos dentre 230 e 500 kV. Os resultados obtidos são as curvas de tendências, as equações que poderão ser utilizadas para calcular as taxas de falha e evolução do Homem-hora demandado para reparo nos equipamentos, e previsão da Parcela Variável.

Published
2020-12-08
Section
Articles