Controle Ótimo Robusto de Vibrações em Sistemas com Variação de Frequência de Excitação utilizando Amortecedor Magnetoreológico e Observador de Estados

  • Gustavo Luiz Chagas Manhães de Abreu Universidade Estadual Paulista
  • Tiago Peghin Cenale Universidade Estadual Paulista
Keywords: Controle ótimo robusto, Desigualdades matriciais lineares, Frequência de excitação, Observador de estado, Amortecedor magnetoreológico.

Abstract

Absorvedores dinâmicos de vibrações (ADV's) são bastante empregados na atenuação de vibrações em estruturas, porém não apresentam bons resultados em sistemas com variação de frequência de excitação, pois são limitados quanto à banda de frequência que são capazes de absorver. Como forma de contornar esse problema, surgiram trabalhos de controle utilizando amortecedor magnetoreológico (MR) como um ADV. Estes sistemas ainda deixam a desejar no quesito de robustez por considerarem que todas as variáveis são instrumentáveis, o que não ocorre em problemas reais envolvendo vibração. Neste sentido, este trabalho propõe um projeto de controle ótimo robusto, obtido via LMI (Desigualdades Matriciais Lineares), onde um observador de estados será utilizado para estimar valores não disponíveis dos sensores, buscando um sistema de controle de vibração mais seguro e robusto. A metodologia a ser empregada parte do estudo de um sistema vibratório experimental constituído por uma mesa vibratória de dois graus de liberdade com amortecedor MR acoplado.

Published
2020-12-08
Section
Articles