Conversor CC-CC SEPIC Não Isolado de Alto Ganho Baseado na Célula de Comutação de Três Estados Empregando Células Multiplicadoras de Tensão

  • Thaís C. Salvador Federal University of São João del-Rei
  • Tatiane M. Oliveira Federal University of São João del-Rei
  • Fernando L. Tofoli Federal University of São João del-Rei
Keywords: Conversores CC-CC, Conversor SEPIC, Célula de comutação de três estados, Células multiplicadoras de tensão, Ampla taxa de conversão.

Abstract

Conversores CC-CC não isolados com ampla taxa de conversão têm sido utilizados em uma vasta gama de aplicações modernas, incluindo sistemas de conversão de energias renováveis, sistemas de alimentação ininterrupta (uninterruptible power supplies – UPSs), entre outras. No entanto, muitas topologias são viáveis apenas para aplicações de baixa potência, sendo que outros aspectos além da taxa de conversão também são importantes como, por exemplo, número de componentes, esforços nos semicondutores e rendimento. Nesse contexto, este trabalho apresenta um conversor SEPIC (single-ended primary inductance converter) baseado na célula de comutação de três estados (three-state switching cell – 3SSC) e em células multiplicadoras de tensão (voltage multiplier cells – VMCs), o qual é capaz de fornecer elevado ganho de tensão e esforços reduzidos nos semicondutores. O princípio de operação, a análise qualitativa e a análise quantitativa são descritos em detalhes. Além disso, resultados de simulação são apresentados para validar as considerações teóricas.

Published
2020-12-08
Section
Articles