Modelo de linhas de transmissão a parâmetros concentrados: Decomposição de linha trifásica em uma linha monofásica e uma linha bifásica

  • Tainá Fernanda Garbelim Pascoalato Universidade Estadual Paulista
  • Pablo Torrez Caballero Universidade Estadual Paulista
  • Sérgio Kurokawa Universidade Estadual Paulista
Keywords: Transitorios eletromagnéticos, Linhas de transmissão, Domínio de tempo, Decomposição modal, Parâmetros concentrados.

Abstract

Neste artigo é proposto um modelo para representar linhas de transmissão trifásicas simétricas e não idealmente transpostas (LTTS) desenvolvido diretamente no domínio do tempo. Neste modelo, uma LTTS é decomposta em dois modos acoplados e um modo desacoplado usando a matriz de Clarke. O modo desacoplado é considerado como uma linha de transmissão (LT) monofásica, enquanto os modos acoplados são considerados como uma LT bifásica sem plano de simetria vertical. Ambas as LT são representadas pelo modelo a parâmetros concentrados composto por uma cascata de circuitos L. Uma vez que as LT são adequadamente representadas, são calculadas correntes e tensões modais ao longo de cada linha. O processo de transformação para o domínio das fases é feito empregando novamente a matriz de Clarke. As correntes e tensões calculadas usando o modelo proposto são comparadas com as obtidas por dois modelos com a solução no domínio da frequência de uma LT trifásica transformada no domínio do tempo. Os resultados apresentados demonstram que o modelo proposto é preciso para LTTS, qualificando a eficácia do modelo.

Published
2020-12-08
Section
Articles