MODICON: Módulos para ensino de identificação e controle de processos

  • Caio Vinícius Silva do Carmo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Rejane de Barros Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará´
  • Rodrigo Nogueira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Keywords: Módulos, Educação na engenharia, Treinamento, Controle e identificação

Abstract

O ensino nos cursos de engenharia, bem como na engenharia de Controle e Automação, têm como base, os princípios físicos, elétricos, mecânicos, dessa forma, o meéodo tradicional, somente teórico acompanhado de simulações, muitas vezes, não é suciente para abordar com eficiência os conceitos e situações que poderão ser encontradas no ambiente real, industrial. Portanto, a proposta de desenvolver módulos que envolvam as inúmeras variáveis existentes em processos reais podem possibilitar um melhor aprendizado dos acadêmicos da área, assim como tambem, possibilitar o treinamento de profissionais. Esses módulos permitem a aplicação de variadas técnicas de controle e identicação, as quais serão demonstradas na sequência do artigo, assim como as ferramentas, circuitos e demais processos necessários ao desenvolvimento dos módulos.

Published
2020-12-08
Section
Articles