Desenvolvimento de Mesa de Coordenadas Didática a Partir de Resı́duos Eletroeletrônicos

  • Carlos Alberto de Souza Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Ademar Virgolino da Silva Netto Universidade Federal da Paraíba
Keywords: Resíduos, Automação, Eletroeletrônicos, Reaproveitamento, Kit didático

Abstract

A cada ano o montante de resíduos eletroeletrônicos gerados aumenta e seus usuários têm a obrigação de fazer a destinação correta dos mesmos, sendo uma problemática o tratamento destes resíduos. A partir da iniciativa dos professores do laboratório de controle e automação da universidade federal da paraíba estão sendo desenvolvidos diversos kit didáticos para serem utilizados nas disciplinas da área. O foco principal dos professores é desenvolver experimentos de situações vividas no cotidiano de um engenheiro, despertando o olhar crítico e analítico dos alunos. Outro objetivo é que tenha baixo custo, utilizando componentes e resíduos do próprio laboratório ou arrecadados pelo projeto de extensão da UFPB - TREE (Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos). Neste artigo será apresentado o kit didático de uma mesa de coordenadas (x e y) e um conjunto de experimentos que já foram aplicados em sala de aula com o kit, como desenvolvimento de interface para integração, controle e posicionamento do sistema, definição de trajetória e uso de protocolos de comunicação. Tem-se verificado em sala de aula que soluções desta natureza melhoram a motivação e rendimento dos alunos, e serve de medida para reduzir a evasão e retenção dos alunos no curso de engenharia.

Published
2020-12-08
Section
Articles