Análise normativa perante ao impacto de veículos elétricos em redes de distribuição secundária

  • Fernando Grassi Universidade Federal de Santa Maria
  • Cassiano Rech Universidade Federal de Santa Maria
Keywords: Veículos elétricos, Impacto na rede, Demanda, Subtensão, Regulamentação

Abstract

Veículos elétricos são promissores para a expansão das tecnologias verdes, sendo mais eficientes e menos poluentes que os atuais veículos a combustão. Alguns problemas relacionados uma maior densidade de energia das baterias ainda persistem, mas em um futuro próximo essa tecnologia se tornará viável e competitiva. Sabendo dessa expansão da frota de veículos elétricos, seus impactos devem ser estudados e normativas adequadas devem existir para que a tecnologia prevaleça com o mínimo de impacto ao atual sistema elétrico. Dentre os impactos mais observados estão o aumento na demanda que uma frota de veículos elétricos poderia causar no sistema elétrico de distribuição. Por outro lado, este trabalho busca avaliar os impactos em redes de distribuição secundária (baixa tensão). A partir de um modelo de rede, foram simulados casos de inserção de veículos elétricos em diferentes modos de carga, constatando-se que o aumento da demanda é inevitável, somado a altos picos durante momentos que normalmente o sistema já enfrenta. Em relação aos níveis de tensão, observou-se que os veículos elétricos podem causar subtensões que violam os limites estabelecidos pelo PRODIST, impacto que permanecerá se não forem estabelecidos parâmetros específicos nas normas brasileiras de veículos elétricos, essas baseadas na IEC.

Published
2020-12-08
Section
Articles