Implementação de uma Plataforma Didática Computacional Aplicada à Análise de Circuitos Elétricos em um Ambiente de Código Aberto - Scientific Laboratory (SCILAB)

  • Matheus S. Pestana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Danúbia S. Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Orlando D. R. Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Keywords: Circuitos elétricos aplicados, Simulação didática, Plataforma computacional, Aprendizagem ativa, Simulação

Abstract

A Aprendizagem Ativa se caracteriza como uma técnica de ensino-aprendizagem voltada para a solução de problemas próximos do real ou simulados por especialistas de cada área de conhecimento, com temas multidisciplinares. Além disso, quando comparada a técnicas tradicionais de ensino, sua eficácia pode ser até duas vezes maior. Diante disso, o seu uso de métodos de ensino aprendizagem em salas de aula de faculdades, centros de ensino e de pesquisa na área de engenharia, economia, administração, tecnologia da informação e medicina se difundiu pelo mundo. Como as ferramentas usadas por engenheiros e estudantes são de natureza numérica, isto é, são apresentados dados de entrada, iterados por plataformas em curtos intervalos de tempo e seu resultado é apresentado por uma função de dados de saída versus tempo. Tais resultados não ajudam os usuários a entender a natureza dos circuitos lineares, pois não é contemplado passo a passo a resolução dos circuitos, de acordo com os teoremas e métodos observados na literatura. Nesse sentido, foi construída uma plataforma didática para permitir a simulação passo a passo dos circuitos elétricos, utilizando software de modelagem e simulação para aprimorar o processo didático da disciplina de circuitos elétricos.

Published
2020-12-08
Section
Articles