METODOLOGIA CDIO ADAPTADA À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, PROPORCIONANDO A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO, O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E O EMPREENDEDORISMO DESDE O INÍCIO DO CURSO
Abstract
Tradicionalmente os cursos de engenharia deparam-se com elevado índice de desistência, que acarreta no pequeno número de egressos. Em paralelo, os processos industriais estão se transformando de forma irreversível, com a evolução dos sistemas de big data, internet das coisas, inteligência artificial e aprendizado de máquina. Como consequência, o perfil do engenheiro terá de desenvolver novas competências para lograr êxito no mercado de trabalho. Desta forma, a utilização de metodologias ativas e cooperativas, aprendizagem baseada em projeto, aulas invertidas (Flipped Classroom) e o aprendizado combinado (Blended Learning), devem ser discutidas e implementadas para aumentar a abrangência e a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior existentes. Em particular, essas medidas irão fortalecer o ensino em engenharia de controle e automação. O artigo propõe a aplicação da metodologia CDIO (Conceiving, Designing, Implementing and Operating, sigla em inglês) para o ensino e aprendizado visando proporcionar uma formação de qualidade em engenharia de controle e automação que é utilizada para preparação de perfil técnico e científico, favorecendo a construção de portfólio, em paralelo ao desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais, transformando a mentalidade do estudante e promovendo a cultura de colocar a “mão na massa”. São apresentados os detalhes da implantação, e resultados parciais, do programa interdisciplinar, em instituição de ensino superior brasileira, no estado da Bahia.