SUBSTITUIÇÃO DE CONTROLADOR INDUSTRIAL POR CONTROLADOR DE BAIXO CUSTO EM MAQUETE DIDÁTICA DE LINHA DE MONTAGEM AUTOMOTIVA

  • PAULO JOSÉ ROCHA JÚNIOR Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – Campus Divinópolis
  • ADRIANO NOGUEIRA DRUMOND LOPES Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – Campus Divinópolis
  • RENATO DE SOUSA DÂMASO Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – Campus Divinópolis
Keywords: Arduino, Ensino de Engenharia, Indústria Automotiva, Maquete Didática, Robótica

Abstract

Este trabalho apresenta o aperfeiçoamento como recurso didático, e com redução de custos, de uma planta mecatrônica que simula parte de uma linha de montagem automotiva. Esta foi fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Mecatrônica de um ex-aluno do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A maquete é composta por uma linha oval onde veículos suspensos são transportados até uma estação de trabalho, composta por manipuladores robóticos em miniatura que simulam atividades realizadas na indústria automobilística, como soldagem, verificação dimensional, montagem, entre outros. Possui também um quadro de comando que abriga o controlador e as placas acionadoras. Esse funciona como interface entre o usuário e o equipamento por meio de botões e luzes indicadoras do estado da maquete. Como principal alteração, foi realizada a substituição de um Controlador Lógico Programável (CLP), que controlava a maquete, por um controlador de baixo custo, o Arduino. Apesar da utilização de um novo controlador, a substituição preserva o caráter industrial da maquete, sendo o Arduino programado em Ladder, a mesma linguagem do CLP. Em um segundo momento, foram realizadas adaptações eletroeletrônicas para a implementação do novo controlador. Por fim, é apresentada a comunicação do Arduino com os braços robóticos. A maquete se apresenta como uma ferramenta facilitadora para o ensino de engenharia. O texto, portanto, apresenta as etapas desta adaptação e sua proposta didática.

Published
2020-04-29
Section
Articles