Determinação das Linhas do Campo de Futebol para sua Reconstrução 3D

  • Fernando F. Doria Universidade de São Paulo
  • Felipe B. C. L. Lima Universidade de São Paulo
  • André K. Sato Universidade de São Paulo
  • Rogério Y. Takimoto Universidade de São Paulo
  • Ahmad Barari University of Ontario Institute of Technology
  • Fábio S. G Tsuzuki Media Portal
  • Marcos S. G. Tsuzuki Universidade de São Paulo
Keywords: Partidas de futebol, Reconstrução 3D, Geometria epipolar, Detecção do campo de futebol, Processamento de imagem

Abstract

A análise de vídeos de futebol é uma área de recente interesse, particularmente a reconstrução 3D de partidas de futebol a partir de vídeos televisionados. São propostos três algoritmos que combinados suportarão esta reconstrução 3D de modo automático. Inicialmente, a região do jogo é determinada, que corresponde à região da imagem onde está a bola, o juiz e os jogadores. Posteriormente, as linhas do campo são determinadas utilizando a transformada de Hough, filtros de cor de geométricos são utilizados para remover falso-positivos. As intersecções entre as linhas determinam pontos invariantes que são mapeados a pontos do modelo do campo. O correto mapeamento permite corrigir a distorção perspectiva. Para determinar o mapeamento correto são realizadas combinações de correspondência entre os pontos invariantes e pontos no modelo do campo. O mapeamento do plano do gol também é determinado.

Published
2020-12-07
Section
Articles