Alocação de Eletropostos com Análise Integrada de Tráfego e Impactos Técnicos nos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica

  • José C. G. Andrade Universidade Estadual de Campinas
  • Manuella C. Marçal Universidade Estadual de Campinas
  • Bruno. P. Cancian Universidade Estadual de Campinas
  • Walmir Freitas Universidade Estadual de Campinas
  • Eduardo P. L. Junior Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL)
Keywords: Eletromobilidade, Eletroposto, Perdas técnicas, Sstema de distribuição de energia elétrica, Sistema de transporte, Transgressão de tensão, Veículo elétrico

Abstract

A mobilidade elétrica é um fenômeno de escala mundial, de natureza irreversível, com distintas motivações identificadas nos vários países precursores em sua adoção. Para garantir a adoção em massa dos veículos elétricos (VEs), é crucial que exista uma infraestrutura de recarga adequada, sendo eletropostos públicos parte significativa deste processo. O objetivo deste artigo é desenvolver uma metodologia de alocação escalonável de eletropostos em locais públicos com base em análises de tráfego e elétricas. A metodologia é aplicada na cidade de Campinas-SP, que possui aproximadamente 1,2 milhão de habitantes em uma área de 800 km2 e 27 subestações elétricas. No estudo de caso foram alocados 50 eletropostos semirrápidos tanto em baixa tensão (BT) quanto em média tensão (MT). Os resultados indicaram que instalações em MT são recomendadas para evitar impactos técnicos nos sistemas de distribuição de energia elétrica, porém instalações em BT também são viáveis desde que utilizando transformadores sobredimensionados.

Published
2020-12-07
Section
Articles