Optimal Control Concerns Regarding the COVID-19 (SARS-CoV-2) Pandemic in Bahia and Santa Catarina, Brazil

  • Marcelo M. Morato Renewable Energy Research Group (GPER), Department of Automation and Systems (DAS),Federal University of Santa Catarina (UFSC)
  • Igor M. L. Pataro CIESOL, Department of Informatics, University of Almería
  • Marcus V. Americano da Costa Department of Chemical Engineering (DEQ), Federal University of Bahia
  • Julio E. Normey-Rico Renewable Energy Research Group (GPER), Department of Automation and Systems (DAS),Federal University of Santa Catarina (UFSC)
Keywords: CPM, COVID-19, Isolamento social, Modelo SIRD, Identificação

Abstract

A pandemia COVID-19 apresenta-se como a mais profunda crise do século 21. O vírus SARS-CoV-2 chegou ao Brasil em Março de 2020 e seus efeitos sociais e econômicos têm sido catastróficos desde então. Neste artigo, investigamos como Controle Preditivo baseado em modelo (CPM) pode pautar políticas públicas eficientes para o distanciamento social, visando mitigar os efeitos da pandemia, no que diz respeito aos estados brasileiros da Bahia e de Santa Catarina. Abordamos o problema através da identificação dos parâmetros do modelo SIRD via otimização. A variável manipulada é a meta de isolamento social passada à população; duas estratégias de CPM são desenvolvidas: a) um CPM centralizado, que coordena o isolamento em ambos os estados através do mesmo sinal de controle; e b) um CPM distribuído, no qual dois problemas de otimização são resolvidos, resultando em uma lei de controle individual para cada estado. Resultados de simulação ilustram, comparam e discutem ambas estratégias

Published
2020-12-07
Section
Articles