Programação Linear Aplicada ao Carregamento Coordenado de Veículos Elétricos em Redes de Distribuição

  • Sarah M. de Sá Universidade Estadual Paulista
  • Michael Douglas L. Pereira Universidade Estadual Paulista
  • John F. Franco Universidade Estadual Paulista
Keywords: Carregamento coordenado, Programação cônica, Programação linear, Redes de distribuição, Veículos elétricos

Abstract

A pressão da comunidade para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, aliada à baixa eficiência do motor a combustão e às melhorias nas tecnologias de armazenamento de energia dos veículos elétricos (VEs), resultou no aumento desses automóveis nos últimos anos. Porém, o carregamento simultâneo de um grande número de VEs pode trazer impactos significativos no sistema de distribuição de energia elé-trica. Nesse contexto, este artigo apresenta um modelo de programação cônica de segunda ordem inteira mista e um modelo linear para o carregamento coordenado dos VEs. As formulações propostas têm co-mo objetivo a minimização da energia não carregada, assim como do tempo de carregamento para cada VE, satisfazendo as restrições de operação da rede. Os modelos matemáticos foram implementados na linguagem de modelagem matemática AMPL e testados em sistemas de 33 barras e de 136 barras, sendo resolvidos usando o solver CPLEX. Inicialmente foram avaliados os principais impactos que a rede sofre com o carregamento descoordenado dos VEs. Na sequência, são apresentadas as melhorias que os mo-delos cônico e linear proporcionam à rede. Esses resultados confirmam a eficiência dos modelos propos-tos na solução do carregamento coordenado de VEs, contribuindo para facilitar sua integração nas redes de distribuição.

Published
2020-12-07
Section
Articles