Proposição de arquitetura para ensino de automação industrial: Integrando ambiente virtual 3D, ferramenta de modelagem matemática e ambiente real

  • Pedro Henrique Pinto Cavalcante Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Lucas Gabriel Cosmo Morais Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Raphael van der Linden Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ademar Virgolino da Silva Netto Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Keywords: Ensino, Automação industrial, Arquitetura de integração, Realidade mista, Modularidade

Abstract

Em conjunto `as novas necessidades e tecnologias de ensino, este estudo traz como proposta uma arquitetura modular para integração entre ambiente real e virtual. Teve-se como objetivo desenvolver a plataforma para a aplicação em disciplinas da área de automação industrial, apoiando-se em ferramentas gratuitas e open source como forma de ampliar o acesso para futuros usuários. A arquitetura foi promovida por meio das características de modelagem tridimensional e matemática do CoppeliaSim e da linguagem Modelica, aliados `a comunicação através do Sistema Operacional de Robôs - ROS. Para validação da estrutura, o estudo de caso realizado tratou da elaboração de uma célula fabril, na qual um manipulador robótico NS-16-1.65 executou tarefas de pick and place de blocos sobre uma esteira. Nesse contexto, espera-se que o uso da arquitetura apresentada seja útil e beneficie as nova relações de ensino e aprendizagem, fomentando a inovação e aumentando as oportunidades de acesso a este tipo de tecnologia.

Published
2020-12-07
Section
Articles