Metodologia ativa no ensino técnico: ensinando conceitos básicos de Instrumentação e Controle de Processos

  • Elias José de Rezende Freitas Instituto Federal de Minas Gerais
  • Tamires Martins Rezende Universidade Federal de Minas Gerais
Keywords: Metodologia ativa, Ensino-aprendizagem, Automação industrial, Termopar, Controle liga/desliga

Abstract

Uma metodologia de ensino dita ativa é aquela cujo discente é o centro do processo de aprendizagem. Torná-lo parte ativa nesse processo permite, por exemplo, potencializar o aprendizado, aumentar a autonomia do aluno e desenvolver competências de análise e de trabalho em grupo. Visando os benefícios dessa aprendizagem, este artigo apresenta uma metodologia ativa, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas, aplicada ao desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar envolvendo as disciplinas de Instrumentação e Controle de Processos do Instituto Federal de Minas Gerais. Por meio dessa metodologia, é evidenciada uma sequência didática dividida em pequenos desafios para a fixação de conceitos básicos das áreas envolvidas. Ao final dos desafios, os alunos desenvolveram um sistema de controle, utilizando um termopar construído por eles em um dos desafios. Este projeto permitiu que os discentes obtivessem uma visão mais integrada e abrangente dos diversos conteúdos abordados ao longo do curso técnico de Automação Industrial. Além de ter sido percebido, ao longo das atividades, o aprendizado, o empenho e a motivação dos alunos.

Published
2020-12-07
Section
Articles