Sistema de Gerenciamento de Energia em uma Máquina Fora de Estrada

  • M. F. Ramos Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
  • S. B. Moreira Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
  • R. A. Pires Jr Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
  • I. A. Pires Departamento de Engenharia Eletrônica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
  • B. J. Cardoso F Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
  • A. Nascimento South America Tractor Backhoe Loaders, CNH Industrial Brasil, Contagem
  • T. A. C. Maia Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
Keywords: Eletrificação, Máquina fora de estrada híbrida, Sistema de Gerenciamento de Energia, Consumo de Combustível, Controle baseado em regras

Abstract

O projeto de veículos fora de estrada possui conceitos diferenciados em relação aos veículos rodoviários. As retroescavadeiras, por exemplo, tem como quesito de análise o fornecimento de potência para a operação de seus implementos. O principal foco dos consumidores desse maquinário é, no entanto, a melhoria da eficiência de operação em relação ao consumo de combustível e à emissão de gases durante a operação. A eletrificação é uma melhoria que permite alcançar tais objetivos. O sistema de gerenciamento de energia (EMS - Energy Management System) é um dos que atuam diretamente nesse resultado, uma vez que ele é o responsável por determinar o instante de operação da máquina elétrica, fornecendo energia para os implementos, ou da máquina a combustão em conjunto com o gerador, fornecendo energia elétrica para recarregar as baterias. Este artigo apresenta então uma proposta de um EMS para o controle do fluxo energético de um veículo fora de estrada.
Published
2022-10-19
Section
Articles