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M. F. Ramos
Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
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S. B. Moreira
Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
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R. A. Pires Jr
Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
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I. A. Pires
Departamento de Engenharia Eletrônica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
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B. J. Cardoso F
Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
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A. Nascimento
South America Tractor Backhoe Loaders, CNH Industrial Brasil, Contagem
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T. A. C. Maia
Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, BH
Keywords:
Eletrificação, Máquina fora de estrada híbrida, Sistema de Gerenciamento de Energia, Consumo de Combustível, Controle baseado em regras
Abstract
O projeto de veículos fora de estrada possui conceitos diferenciados em relação aos veículos rodoviários. As retroescavadeiras, por exemplo, tem como quesito de análise o fornecimento de potência para a operação de seus implementos. O principal foco dos consumidores desse maquinário é, no entanto, a melhoria da eficiência de operação em relação ao consumo de combustível e à emissão de gases durante a operação. A eletrificação é uma melhoria que permite alcançar tais objetivos. O sistema de gerenciamento de energia (EMS - Energy Management System) é um dos que atuam diretamente nesse resultado, uma vez que ele é o responsável por determinar o instante de operação da máquina elétrica, fornecendo energia para os implementos, ou da máquina a combustão em conjunto com o gerador, fornecendo energia elétrica para recarregar as baterias. Este artigo apresenta então uma proposta de um EMS para o controle do fluxo energético de um veículo fora de estrada.