-
Dener A. de L. Brandão
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antônio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG
-
Mariana de F. Ramos
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antônio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG
-
Thiago M. Parreiras
Instituto de Ciências Tecnológicas, Universidade Federal de Itajubá, MG
-
Thales A. C. Maia
Departamento de Engenharia Eletrônica, Universidade Federal de Minas Gerais, MG
-
Igor A. Pires
Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, MG
-
Braz de J. Cardoso Filho
Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, MG
-
Anderson Nascimento
South America Tractor Backhoe Loaders, CNH Industrial Brasil, Contagem
Keywords:
hibridização, acionamento elétrico, veículos híbridos, maquinário pesado, retroescavadeira
Abstract
A eletrificação veicular tem sido bastante discutida e aplicada em todo o mundo. Além da vantagem de reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera, a hibridização de veículos pesados pode trazer redução de custos operacionais, focando numa estratégia de redução do consumo de combustível. Este trabalho aborda o projeto do sistema de acionamento elétrico para hibridização de uma retroescavadeira. São apresentados os dimensionamentos de componentes, respeitando normas acerca do tema e, por fim, o projeto 3D inicial de uma bancada protótipo para posterior validação das estratégias de hibridização.