DESENVOLVIMENTO DE UM SENSOR VIRTUAL PARA A VELOCIDADE LONGITUDINAL DE UM AUTOMÓVEL

  • PEDRO HENRIQUE DE A. BRAZ Universidade Federal de Lavras
  • BRUNO HENRIQUE G. BARBOSA Universidade Federal de Lavras
  • DANILO ALVES DE LIMA Universidade Federal de Lavras
  • GERALDO LUCIANO DE C. NETO Universidade Federal de Lavras
Keywords: Veículos inteligentes, Sensores virtuais, Modelos NARX

Abstract

O desenvolvimento de veículos inteligentes vem crescendo com o passar dos anos, mas para o veículo ter acesso as grandezas do ambiente e de sua dinãmica, ele precisa de sensores conaveis para realizar essas mediçoes. Porém, os sensores físicos sao suscetáveis a problemas, tais como: erros de mediçao, disponibilidade e custo elevado. Uma alternativa, sem altos custos econômicos, para contornar esses problemas é o uso de sensores virtuais. Este trabalho descreve o processo de identicaçao de um sensor virtual, capaz de estimar a velocidade longitudinal de um veículo inteligente por meio de sensores físicos de baixo custo, como por exemplo, o acelerômetro de um smartphone. Para isso, modelos polinomiais NARX (do ingl^es Non-linear AutoRegressive with eXogenous inputs) foram identicados, com par^ametros obtidos pelo estimador de mínimos quadrados e regressores escolhidos por meio da taxa de reduçao de erro. Porém, a obtençao de modelos robustos as variaçoes massa do veículo foram implementados e analisados. Avalia-se que os resultados obtidos foram satisfatórios quanto a robustez as variaçoes de massa do veículo. Uma maneira de aumentar a aplicabilidade destes sensores virtuais seria obtendo a robustez em relaçao as variações de inclinaçao da via, o qual ca indicado para trabalhos futuros.

Published
2020-10-13
Section
Articles