SISTEMA INTELIGENTE PARA DETECÇÃO DE IMPACTO EM PARTIDAS DE AIRSOFT USANDO MÁQUINAS DE VETORES DE SUPORTE E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Abstract
O Airsoft é um esporte no qual duas equipes simulam combate. Os equipamentos utilizados são réplicas em escala 1:1 de armas de fogo e os projeteis são esferas plásticas. Uma vez que os projéteis não deixam marca, não há como identicar quando um jogador é atingido a menos que ele levante a mão. Os clubes de Airsoft têm necessidade em desenvolver um método para detectar os jogadores atingidos e evitar os problemas causados pela falta de honestidade entre os jogadores. Este artigo apresenta uma estratégia para aquisição de dados e reconhecimento dos impactos do projéteis de arma de Airsoft. Para aquisição de dados um colete instrumentado foi conectado a um hardware National Instruments NI cDAQ 9172, com módulo NI 9205. Os dados foram analisados em Matlab, onde os sinais de impacto foram processados por uma transformada wavelet e classicados por uma Rede Neural Articial (RNA) e máquinas de vetores de suporte (SVM) otimizadas por uma Particle Swarm Optimization (PSO). Os resultados obtidos a partir da classicação foram comparados e estão sendo apresentados.