CONTROLE ROBUSTO VIA NORMA H-INFINITO COM OTIMIZAÇÃO POR DESTABILIDADE APLICADO ÀS INCERTEZAS DE POSIÇÃO DE UMA VÁLVULA REGULADORA DE COMBUSTÃO INTERNA EM UM ACELERADOR ELETRÔNICO AUTOMOTIVO
Abstract
Este trabalho propõe uma técnica de controle robusta para garantir o bom desempenho de um sistema de aceleração automobilístico. O processo de aceleração eletrônica é composto basicamente por uma placa de estrangulamento, que determina o posicionamento correto para a entrada e ajuste de ar no processo de combustão, uma mola que garante a posição semi aberta da válvula em caso de falha e um sensor de posição angular. Além disso, existem não linearidades e incertezas presentes no posicionamento final da válvula borboleta, sendo os principais influenciadores detectados durante o processo de comunicação embarcado, tais como engrenagens, atrito e falhas do sensor de posição, ocasionando em uma maior perda de potência ou falha do motor, colocando em risco a vida humana. Diante disto, este trabalho propõe uma alternativa de controle robusto aplicado a posição de uma válvula borboleta, com o objetivo de aumentar a confiabilidade do sistema de aceleração eletrônica. A partir dos estados identificados e por meio da resolução de desigualdades matriciais lineares, associados ao controle robusto por H-infinito buscou-se determinar ganhos ligados às funções de Lyapunov que garantissem a estabilidade quadrática do sistema, considerando as não linearidades como ruídos aplicados no sistema, prejudicando a sua robustez. Posteriormente, aplica-se a otimização por D-estabilidade, afim de melhorar o desempenho do sistema obtido. Simulações computacionais demonstram a eficiência do controle implementado mediante às incertezas consideradas.