EFEITO DA REFRIGERAÇÃO FORÇADA EM MOTORES TERMOELÉTRICOS ROTATIVOS ACIONADOS POR MOLAS DE LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA

  • JORDASHE BEZERRA, I. S Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • CÍCERO DA ROCHA SOUTO UFPB - Universidade Federal da Paraiba
  • SIMPLÍCIO ARNAUD DA SILVA UFPB - Universidade Federal da Paraiba
  • JOSE MARQUES BASILIO SOBRINHO UFPB - Universidade Federal da Paraiba
  • MAXSUEL FERREIRA CUNHA UFPB - Universidade Federal da Paraiba
  • BRUNO AMORIM DE ARAÚJO UFPB - Universidade Federal da Paraiba
Keywords: Instrumentação Eletrônica, Motor Termoelétrico, Molas de LMF

Abstract

Atualmente tem sido estudado a possibilidade de utilização das ligas com memória de forma (LMF) para o desenvolvimento de atuadores e motores termoelétricos. Geralmente, são dispositivos que utilizam a característica de elevada deformação ou capacidade de força que as LMF possuem para produzir o movimento, neste caso, produzido pela aplicação de calor no elemento atuador. Suas aplicações ainda se limitam a baixas velocidades, mas, com a possibilidade de elevados torques. Um protótipo do motor foi construído utilizando mini molas de LMF como elemento ativo para o acionamento. A geometria do motor e a base de sustentação das molas foram desenvolvidas em polímero ABS (acrylonitrile butadiene styrene). Para a geração do calor e consequentemente produção do movimento do motor foi desenvolvido um circuito amplificador de corrente, chaveado por modulação por largura de pulso (PWM), que produziu o calor por efeito Joule. No acionamento do protótipo havia uma forte evidência dos patamares de acionamento entre cada mola. Pela necessidade de aumentar a velocidade de rotação do motor e suavizar os patamares entre os acionamentos foi utilizado um micro ventilador, assim diminuindo o período de rotação e aumentando sua velocidade angular. Para as medições de deslocamento angular foi utilizado o processamento de imagem com uma câmera posicionada perpendicular ao eixo do motor.

Published
2020-09-08
Section
Articles