APLICAÇÃO DE MÉTODOS TÍPICOS INDUSTRIAS DE SINTONIA DE CONTROLADORES PID EM UM PROTÓTIPO DE SISTEMA TÉRMICO DE BAIXO CUSTO PARA ENSINO DE SISTEMAS DE CONTROLE

  • EDUARDO PINTO MAGALHÃES UFSJ - Universidade Federal de São José do Del Rei
  • ANDRÉ POLATSCHEK RODRIGUES UFSJ - Universidade Federal de São José do Del Rei
  • WENDERSON DE SOUZA SILVA UFSJ - Universidade Federal de São José do Del Rei
  • EDUARDO BENTO PEREIRA UFSJ - Universidade Federal de São José do Del Rei
  • MÁRCIO FALCÃO SANTOS BARROSO UFSJ - Universidade Federal de São José do Del Rei
Keywords: Sistema Térmico, Sistemas de Controle, Educação, PID

Abstract

O aprendizado dos métodos de sintonia de controladores Proporcional, Integral, Derivativo (PID) estabelece uma relação direta aos protótipos didáticos. Nesse contexto, este trabalho tem como propósito potencializar o processo de aquisição do conhecimento e ampliar o interesse de alunos, mediante o incentivo pedagógico voltado para o ensino prático na área de Sistemas de Controle. O presente artigo trata do desenvolvimento de uma planta didática e da modelagem e controle da temperatura de um protótipo de um sistema de aquecimento. Para o desenvolvimento e controle da planta didática utilizou-se materiais de baixo
custo e recursos já disponíveis no laboratório. Aplicou-se diversos métodos de sintonia PID, geralmente utilizados na indústria como motivação. Os resultados apresentados tem o intuito de demonstrar o funcionamento do protótipo e a sua aplicabilidade educacional na área de Sistemas de Controle.

Published
2020-04-29
Section
Articles