Apoiando Advogados na Tratativa de Processos Judiciais através da Construção de um ChatBot Inteligente de Recuperação de Informação

  • Venícius Garcia Núcleo de Computação Aplicada, Universidade Federal do Maranhão, MA
  • Fernando Leite Núcleo de Computação Aplicada, Universidade Federal do Maranhão, MA
  • Alexandre Pessoa Núcleo de Computação Aplicada, Universidade Federal do Maranhão, MA
  • João Almeida Núcleo de Computação Aplicada, Universidade Federal do Maranhão, MA
  • Luis Rivero Núcleo de Computação Aplicada, Universidade Federal do Maranhão, MA
  • Erika Alves Equatorial Energia, MA
  • Milton Oliveira Equatorial Energia, MA
  • Marina Mendes Equatorial Energia, MA
Keywords: Conversation Automation, IBM Watson, Chatbot, Information Recovery

Abstract

Clientes entram com processos judiciais contra uma empresa de distribuição de energia quando estão insatisfeitos com relação ao atendimento da mesma. Nesse contexto, durante tratativas judiciais, os advogados envolvidos precisam ter acesso a diversas informações do relacionamento do cliente com a empresa, e necessitam que a informação seja fornecida de forma rápida e clara. Considerando o grande volume de dados que companhias elétricas precisam analisar sobre o relacionamento com seus clientes, neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de um chatbot com a finalidade de prover assistência aos advogados. Após a definição do conjunto de questões mais abordadas pelos advogados, a modelagem do fluxo de diálogos e a automação de consultas ao banco de dados da empresa, o chatbot foi desenvolvido utilizando a plataforma de processamento de linguagem natural da IBM Watson. O chatbot foi avaliado por um analista externo ao processo de desenvolvimento, permitindo a análise do estado atual da proposta e identificando oportunidades de melhoria.
Published
2021-10-20
Section
Articles