Meta-heurística busca local iterada para o dimensionamento de uma microrrede para alimentação de uma estação de carregamento autônoma de veículos elétricos

  • Dayara P. Basso Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, São Paulo
  • John F. Franco Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, São Paulo
  • Matheus Holzbach Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, São Paulo
  • Lucas Teles Faria Faculdade de Engenharia e Ciências, Departamento de Engenharia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Rosana, São Paulo
Keywords: Busca Local Iterada, Geração Fotovoltaica, Microrrede, Veículos Elétricos

Abstract

Veículos elétricos (VEs) estão sendo cada vez mais adotados para realizar entrega de mercadorias, manutenções técnicas e visitas médicas; entretanto, seu emprego é escasso em comunidades remotas (CRs) que estão distantes de centros urbanos, devido a sua limitada autonomia e necessidade constante de visitas às estações de carregamento. Dessa forma, este trabalho busca explorar a lacuna de comunidades remotas e propõe um método de otimização baseado na meta-heurística Busca Local Iterada para o dimensionamento de uma microrrede híbrida conformada por energia fotovoltaica e baterias para a alimentação de uma estação de carregamento autônoma de VEs que prestam serviços em CRs. O algoritmo desenvolvido aplica operações sucessivas de busca local e perturbações para encontrar uma solução que, além do dimensionamento da microrrede, define a rota do VE. O método foi testado em CRs com 9 clientes, encontrando uma solução eficiente com um reduzido esforço computacional.
Published
2023-10-18