Análise de Eficiência Energética Baseada no Consumo de Energia Elétrica em Escolas Públicas

  • Fernando A. Carneiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jean-Marc S. Lafay Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Klünger Arthur É. Beck Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Keywords: Escolas públicas, Faturas de energia elétrica, Análise estatística, Indicadores de eficiência energética, Otimização de recursos

Abstract

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um Pré-Diagnóstico (PD) para implantação de programa de eficiência energética em escolas públicas, classificadas como ineficientes energeticamente. Inicialmente realizou-se uma análise em faturas de energia elétrica de 75 escolas localizadas em 29 municípios, que atendem alunos nos níveis de educação infantil, ensino fundamental e médio, pertencentes à rede pública de ensino do Estado de Santa Catarina. A finalidade da pesquisa foi avaliar os indicadores de Eficiência Energética, embasados na relação entre consumo em kWh, por número de alunos, professores e por área útil construída, selecionando as sete escolas menos eficientes energeticamente. A revisão de literatura teve como base, livros técnicos na área de engenharia elétrica, de estatística, modelos de diagnósticos energéticos especificados em artigos e periódicos. Foram determinados os indicadores quantitativos de consumo, e na etapa posterior realizou-se o tratamento de dados, e ponderou-se os termos ausentes, durante o processo de classificação, aplicando a regressão linear, e posteriormente correlacionou-se com o intuito de explanar os resultados, por meio de gráficos e tabelas. Alguns dos resultados obtidos nesta fase do trabalho, demonstraram que, entre as sete escolas menos eficientes energeticamente, 60% estão instaladas no município com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevado.

Published
2021-02-13
Section
Articles