Obtenção da Margem de Carregamento de Pós-contingência Através de uma Técnica de Parametrização Geométrica

  • Alfredo Bonini Neto Universidade Estadual Paulista
  • Jhonatan Cabrera Piazentin Universidade Estadual Paulista
  • Renan Souza Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
  • Dilson Amancio Alves Universidade Estadual Paulista
Keywords: Fluxo de carga, Modelagem matemática, Contingência, Curva P-V, Singularidade

Abstract

Hoje em dia, com o aumento da demanda de energia elétrica, os sistemas elétricos de potência vêm operando cada vez mais próximos dos seus limites. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo desenvolver uma metodologia para traçado completo das curvas P-V em condições normais de operação e também submetidos a uma contingência. Também é feito uma análise da curva Q-V para suporte de reativos em condições severas. A técnica proposta lineariza a trajetória de soluções em torno do ponto de máximo carregamento eliminando assim, o problema relacionado a singularidade da matriz Jacobiana. Dos resultados, para todas as contingências testadas, o método se mostrou eficiente no traçado completo da curva P-V em condições normais de operação e submetidos a qualquer contingência.

Published
2021-02-13
Section
Articles