Um Método Híbrido de Otimização para Despacho Econômico e Alocação de GDs e Estações de Carregamento de Veículos Elétricos

  • Felipe Z. da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Augusto C. Rueda-Medina Universidade Federal do Espírito Santo
Keywords: Programação não linear, Algoritmo genético, Despacho econômico, Geração distribuída, Veículos elétricos

Abstract

A maior necessidade de fontes de energia e sistemas sustentáveis resultou no surgimento de novas tecnologias e modelos de sistemas, como geração eólica e solar; sistemas de Geradores Distribuídos (GDs); Veículos Elétricos (VEs); e muitos outros. Contudo, devido ao grande impacto desses ativos no sistema de energia existente, é importante saber a forma mais sábia para inserí-los objetivando maximizar seus prós e minimizar seus contras. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo introduzir um método de otimização híbrido para alocar Estações de Carregamento de VEs (ECVEs) e GDs síncronos e realizar o despacho de energia para minimizar os custos operacionais da rede. O método consiste em duas etapas, a primeira via otimização pelo método de Algoritmos Genéticos (AG), utilizando o software MATrix LABoratory (MATLAB), para resolver o problema de alocação, e o segundo via método de Pontos Interiores (PI), utilizando o software A Mathematical Programming Language (AMPL), para resolver o problema de programação não linear que é o despacho econômico de energia dos geradores. O método se mostrou eficaz em sua aplicação, reduzindo os custos operacionais em cerca de 13.47%.

Published
2021-02-14
Section
Articles