Análise de atuação indevida do ERAC em desenergização de subestação, influenciada pela desaceleração de motores e proposta de lógica utilizando a função ANSI 81U com dois estágios de tensão de bloqueio e temporização

  • Adriano Borges Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriano Peres de Morais Universidade Federal de Santa Maria
  • Ghendy Cardoso Jr. Universidade Federal de Santa Maria
  • Gustavo Marchesan Universidade Federal de Santa Maria
Keywords: Erac, Esquema regional de alívio de carga, Subfrequência, Relés de frequência, SIN

Abstract

A estabilidade do SEP é um assunto que preocupa muito os Operadores do Sistema em todo o mundo. Várias ações e controles são executadas frente a uma grande perturbação, com o objetivo de encontrar um novo ponto de equilíbrio, minimizando o desligamento de cargas e evitando blecautes generalizados. Um dos mais importantes controles é o Under Frequency Load Shedding (UFLS), no Brasil denominado Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). Esta função já evitou vários blecautes com cortes de carga seletivas por subfrequência, levando o sistema ao equilíbrio carga-geração. Se por um lado a atuação do ERAC é importante para a estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN), por outro, a atuação indevida desta função gera problemas às concessionárias, com a insatisfação dos clientes e multas aplicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Seguindo este raciocínio, este artigo analisa algumas atuações indevidas do sistema ERAC influenciadas pela desaceleração de motores de indução, ocorridas na área da concessionária RGE. Em seguida é verificada, com o auxílio do software DigSILENT, a característica da onda da tensão que surge por influência da contribuição dos motores e discutidos quais devem ser os ajustes ideais para os relés de subfrequência. Esta análise foi auxiliada pelo software ANATEM, por registros oscilográficos de atuações reais do SIN e de atuações indevidas dos relés de subfrequência de alimentadores da concessionária RGE. Por fim, é proposto um novo esquema para o ERAC, obtido a partir de dois ajustes para a tensão de bloqueio. Como resultado, tem-se o bloqueio da função ANSI 81U durante a desaceleração de motores e a garantia da atuação correta do ERAC quando este for requisitado.

Published
2021-02-14
Section
Articles