Gestão de Energia Inteligente em Instituição Pública de Ensino – Uma Abordagem da UFSM

  • André Ross Borniatti Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Pinheiro Bernardon Universidade Federal de Santa Maria
  • Giulianno Bolognesi Archilli CPFL Energia S.A.
  • Lucas Thadeu Orihuela da Luz Mont Soluções em Engenharia Ltda
  • Luciane Neves Canha Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Henke Universidade Federal de Santa Maria
  • Pedro Daniel Bach Montani Mont Soluções em Engenharia Ltda
  • Táisson Soares Graebner Universidade Federal de Santa Maria
Keywords: Energia elétrica, Ultrapassagem de demanda, Consumo de energia elétrica, Demanda ponta, Demanda fora ponta, Gestão de energia, Eficiência energética, Recursos públicos

Abstract

O artigo propõe a implementação de um sistema de gestão de energia em Instituição Pública de Ensino baseado na NBR ISO 50.001/2018 [3] com vistas a redução de despesas com energia elétrica. Serão descritas as etapas necessárias para a sua implantação com a finalidade de implementar métodos e práticas proativas para a supervisão, controle e aquisição de dados em instituições públicas. Esse trabalho encontra-se em fase final de implementação e foi desenvolvido no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta uma estratégia de gestão focada no uso inteligente das informações, respeitando as características das instituições públicas de ensino.
Também serão comentadas neste trabalho as demais ações implementadas institucionalmente pela Universidade para a redução de perdas e do desperdício de energia elétrica e os seus resultados, tais como instalação de bancos de capacitores, revisão no processo administrativo de pagamento das faturas, orientações aos agentes envolvidos sobre a utilização racional da energia elétrica e ajuste na demanda contratada junto a RGE, concessionária local de distribuição de energia elétrica.
Resultados parciais demonstram uma redução de R$ 200 mil na fatura mensal de energia elétrica da UFSM.

Published
2021-02-15
Section
Articles