C&A-SBA logo

Volume 13 number 1

Pages: 77-83


Acoplamento de conversores estáticos com malha de controle e dispositivos eletromagnéticos não-lineares

Jorge Roel O.
Nelson Sadowski
Patrick Kuo-Peng
Nelson J. Batistela
João P. A. Bastos

    GRUCAD/EEL/CTC/UFSC, C.P. 476, 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil
    jorge@grucad.ufsc.br
Resumo: 
O presente artigo aborda o acoplamento de dispositivos eletromagnéticos não lineares com conversores estáticos operando com malha de realimentação. O dispositivo eletromagnético é modelado pelo método dos elementos finitos em duas dimensões e o conversor estático é estudado no espaço de estado. As equações do dispositivo eletromagnético, do conversor e do controle são acopladas e resolvidas simultaneamente. Uma aplicação com um inversor em ponte completa com uma malha de alimentação é apresentada.
Palavras Chave: Dispositivos Eletromagnéticos, Método de Elementos Finitos, Simulação de Circuitos, Não linearidades, Laços de Controle.
  
Abstract:  Coupling Static Converter With Control Loop And Non-Linear Electromagnetic Devices
A static converter with its control loop coupled to a non-linear electromagnetic device is studied. The electromagnetic device is modelled by two-dimensional finite element method and the static converter is studied in the state space. The converter and electromagnetic device equations are then coupled together and solved simultaneously. An application with a full bridge inverter is presented.
Keywords: Electromagnetic devices, finite element method, circuit simulation, nonlinearity, control loops.

PDF copy (167kbytes)

Back to Volume 13 index.


Click here to obtain
get acrobat reader

Last modifications:  
 by jro