Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)).

 

 Programa  já possui mais de 6500 titulados e abrirá novas vagas para 2023.

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) divulgou nesta terça-feira (30) o edital oficial para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior (IES) colaboradoras, o Profmat é um programa de mestrado profissional na área de Matemática com oferta em todo Brasil.

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Profmat conta com apoio Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada e relevante para o exercício da docência na educação básica, especialmente para professores de escolas públicas que busquem aprimoramento da formação profissional.

Após a publicação do edital, as inscrições serão iniciadas através do site do Profmat na próxima segunda-feira, dia 5 de setembro de 2022, e seguirão abertas até às 17h do dia 3 de outubro de 2022. Ao todo, serão ofertadas 1400 vagas em 104 campi de 82 Instituições Associadas para para ingresso no programa em março de 2023 com valor de inscrição de R$82,00.

A distribuição de vagas será feita da seguinte forma: primeiro, haverá uma lista geral de aprovados e depois uma lista de espera em cada IES. No caso de não preenchimento de vagas pelos classificados, será feita uma reclassificação para atender à lista de espera, que dará prioridade aos candidatos que sejam professores das redes públicas de educação básica.

O atendimento dessa lista de espera é na mesma Instituição. Se uma instituição oferta 20 vagas e tem em sua lista de classificados 30 candidatos, essa IES poderá receber mais vagas para atender ao número de classificados totais, divulgando uma reclassificação, mas sempre dando prioridade à rede pública. Depois disso, possíveis vagas remanescentes serão repassadas a professores da rede privada.

O exame será realizado no dia 22 de outubro, com início previsto para às 14h e término às 17h. As Comissões Acadêmicas Institucionais de cada IES serão as responsáveis por divulgar, até o dia 14 de outubro, o local de realização da prova para cada campus.

A avaliação, que busca aferir o domínio matemático dos candidatos, terá 30 questões de múltipla escolha. O exame irá avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos inscritos. Para mais detalhes sobre o cronograma do Profmat, acesse o edital na íntegra.

Profmat da SBM

Atualmente, a SBM já oferece o Profmat na modalidade de mestrado profissional, com mais de 6500 titulados em diversas Universidades do país.  O programa, além de recomendado pela Capes, também foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5, a nota máxima para programas de mestrado.

O Profmat é gratuito e é assegurado pelas IES que integram a Rede Nacional do Profmat, denominadas de Instituições Associadas. São elas as responsáveis pela coordenação das atividades do mestrado em seus respectivos locais de ensino.
 

Arquivos para download:

EDITAL-ENA-2023_ publicado.pdf

Informações