Oportunidade: Bolsa de Pós-Doutorado em Sistemas Elétricos de Potência na USP/São Carlos

 

 

O Projeto Temático "Monitoramento via Sincrofasores, Análise de Segurança Dinâmica e Controle de Redes Elétricas do Futuro" divulga a potenciais interessados a disponibilidade de uma bolsa de Pós-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) vinculada ao processo 2018/20104-9. 

O projeto é coordenado pelo Prof. Luís Fernando Costa Alberto e o bolsista selecionado será supervisionado pelo Prof. Rodrigo Andrade Ramos, ambos do Departamento de Engenharia Elétrica (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), unidade da Universidade de São Paulo (USP). 

O bolsista deverá desenvolver trabalhos na área de análise de segurança dinâmica de sistemas elétricos de potência com foco na avaliação de estabilidade de tensão. Um enfoque particular a problemas envolvendo incertezas de diversas naturezas na carga e na geração do sistema deverá ser uma característica dos trabalhos desenvolvidos. Também serão tratados problemas envolvendo modelagem de limites operativos dos geradores (com destaque para os limitadores de potência reativa). 

Para se inscrever, o candidato terá que comprovar titulação de doutor na área de sistemas elétricos de potência (o que pode ser feito por meio de cópia escaneada do diploma ou da homologação da ata de defesa). A seleção será feita a partir do Curriculum Vitae do candidato e somente serão levadas em conta informações devidamente evidenciadas por cópias simples de documentos relacionados (podendo também ser enviadas por e-mail ou disponibilizadas para download). A critério do coordenador e do supervisor, uma etapa de entrevista poderá também ser realizada (por meio de videoconferência) com o objetivo de dirimir eventuais dúvidas e avaliar a fluência do candidato na língua inglesa. 

As inscrições serão realizadas a partir do envio de um e-mail para lfcalberto@usp.br, com o assunto "Inscrição para vaga de Pós-Doutorado FAPESP", no qual as exigências mencionadas no parágrafo anterior deverão ser atendidas. Essas inscrições ficarão abertas no período entre 07/04/2020 e 26/06/2020. 

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O candidato selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. 

Um dos requisitos da FAPESP para atribuição da bolsa ao candidato selecionado é que o mesmo resida na cidade da instituição-sede do respectivo projeto. O SEL/EESC/USP é sediado na cidade de São Carlos, a qual fica na região central do estado de São Paulo a aproximadamente 250 km da capital. Caso o candidato selecionado precise realizar mudança de domicílio para São Carlos, poderá ter direito a um auxílio-instalação. 

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-
Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Informações