Nota de Falecimento e Homenagem Póstuma ao Dr. Alberto Elfes

 
 

Homenagem Póstuma - Dr. Alberto Elfes

 

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio de sua Comissão Especial de Robótica, e a Sociedade Brasileira de Automática (SBA), por meio de seu comitê técnico em Robótica, prestam homenagem ao doutor Alberto Elfes, falecido neste fim de semana.

 

Dr. Alberto deixou um enorme legado de conhecimento e pioneirismo no campo da robótica, contribuindo para o desenvolvimento de instituições nacionais, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, o qual foi diretor do extinto Instituto de Automação. Também atuou em instituições estrangeiras de relevância científica como o IBM T. J. Watson Research Center, o NASA Jet Propulsion Laboratory e o CSIRO's Data61. Ele participou também do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O Dr. Alberto Elfes desenvolveu dezenas de pesquisas e projetos e teve mais de 140 artigos publicados nos principais periódicos e conferências do mundo na área de robótica, sendo autor do trabalho pioneiro na área de robótica móvel, quando propôs as Grades de Ocupação (Occupancy Grids), que foi fundamental para o desenvolvimento da robótica. 

 

Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1975, mestre em Ciência da Computação, também pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1980,  e doutor em Engenharia Elétrica e Computação pela Carnegie Mellon University em 1989, ele foi revisor e editor de várias revistas e conferências internacionais da área e também foi professor visitante da Universidade de Ulm, Alemanha.

 

Mesmo na maior parte de sua carreira acadêmica tendo contribuído para a robótica em instituições estrangeiras, Dr. Alberto Elfes nunca deixou de buscar fortalecer a robótica no Brasil, tendo proferido inúmeras palestras em solo brasileiro e participado ativamente em diversos projetos de pesquisa com instituições de pesquisa nacionais.

 

Dr. Alberto Elfes foi, sobretudo, um grande homem. Descrito por todos que o conheciam como uma pessoa amável, solícita e simpática, deixará muitas saudades a todos os colegas, amigos, orientados e admiradores do seu trabalho. Assim, as sociedades aqui representadas prestam solidariedade à família nesse momento.

 
 

                                                             Comitê Técnico em Robótica da SBA
                                                      Coordenador: Bruno Vilhena Adorno (UFMG)
                                           Vice-coordenador: Paulo Lilles Jorge Drews Junior (FURG)


                                                           Comissão Especial de Robótica da SBC
                                            Coordenador: Alexandre da Silva Simões (UNESP)
                                          Comitê Gestor: Eduardo Todt (UFPR)
                                                                      João A. Fabro (UTFPR)
                                                                      Paulo L. J. Drews Jr (FURG)
                                                                      Rafael V. Aroca (UFSCar)
                                                                      Roseli A. F. Romero (USP-ICMC)
                                                                      Sarah T. L. Sá (IFRN)

Arquivos para download:

Homenagem Póstuma.pdf