Prêmio especial: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira” para professora Silvia Silva da Costa Botelho da FURG

 
 

 

Vinculada à Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), divulgou os nomes dos pesquisadores que conquistaram o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020. Ao todo foram recebidas 156 indicações, oriundas de instituições de pesquisa, instituições de ensino, empresas e institutos, para as 12 categorias da premiação.

De acordo com informações publicadas no site da Fapergs, os pesquisadores premiados são profissionais que fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente em determinadas áreas do conhecimento, pertinentes ao evento, como: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; Física e Astronomia; Matemática, Estatística e Computação e Química.

Especialmente na ocasião, em alusão à 10ª edição do evento, a distinção reconheceu as pesquisa alusivas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”, a qual teve como ganhadora a professora Silvia Silva da Costa Botelho, do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG

Prêmio especial: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”

Em alusão à comemoração pela 10ª edição do prêmio Pesquisador Gaúcho, a Fapergs institui na ocasião uma categoria especial de premiação, alusiva, também, à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na ocasião, a pesquisadora agraciada com este prêmio especial foi a docente do C3 e diretora da Unidade Embrapii da FURG, Silvia Silva da Costa Botelho. “Foi uma grata surpresa ter sido agraciada com o prêmio”, aponta a professora.

Para Silvia, é importante ressaltar dois aspectos relacionados à premiação e ao tema proposto pela Fapergs: “a vanguarda do tema Inteligência Artificial e sua implementação em Sistemas Autônomos, que hoje é encarada como a base da nova revolução social calcada na sociedade do conhecimento; e o foco na solução de problemas reais da sociedade, e mais precisamente do nosso país”, explica. A pesquisadora vem operando nos últimos 20 anos com o desenvolvimento de sistemas robóticos com base em técnicas de inteligência artificial, articulados para a solução de reais problemas brasileiros. “Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho em equipe. Das centenas de estudantes que já passaram pelo Nautec, bem como dos meus brilhantes amigos, professores e técnicos do C3”, afirma Silvia.

Luciola Campestrini
Patrícia Nascimento Pena

SBA Mulheres na Automática