I Workshop Cidades Sustentáveis: Desafios e Oportunidades (28/04 as 14h30)

 
 

 O I Workshop Cidades Sustentáveis: Desafios e Oportunidades (28/04 as 14h30), evento promovido pelo  Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), por meio da PROPESQ, PPG, PROEX e AGIR da UFRN, tem como objetivo prospectar grupos de pesquisa e desenvolvimento voltados a soluções inovadoras para Cidades Sustentáveis. Espera-se com essa ação, mapear os grupos acadêmicos das mais diversificadas áreas atuantes no tema para produzir um portfólio de projetos inovadores, além de promover uma discussão abrangente com representantes da academia,  executivo, legislativo e setor produtivo (Associação Brasileira do Veículo Elétrico - ABVE, Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável).

Como Cidades Sustentáveis é um tema essencialmente multidisciplinar, espera-se que o conhecimento difundido neste Workshop possa fomentar e contribuir o estabelecimento de possíveis parcerias com empresas do setor, além de induzir pesquisa, desenvolvimento e inovação em: 1. Mobilidade Urbana Sustentável, incluindo principalmente soluções que facilitem o ir e vir da população urbana de forma sustentável; 2. Políticas Públicas para Cidades Sustentáveis, como soluções dedicadas a melhorar os ambientes de convivência nas cidades, tornando-os mais acessíveis, inclusivos, seguros e confortáveis para os cidadãos. 3. Gestão Ecologicamente Sustentável, levantando soluções para gestão ambiental nas cidades e desenvolvimento de gestão eficiente de seus recursos de infraestrutura, como recursos hídricos e energéticos; 4. Serviços Sustentáveis através de soluções inovadoras para integração de serviços para cidades sustentáveis, como coleta de lixo, transporte, saúde, educação, serviços públicos e monitoramento de qualidade do ar.

O PAX, com o desafio de fazer da inovação uma estratégia permanente de desenvolvimento regional, convida a todos para o I Workshop Cidades Sustentáveis: Desafios e Oportunidades.

Link para divulgação: https://paxrn.imd.ufrn.br/

*Texto enviado pelo Prof. Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva (UFRN)

CT de Educação em Engenharia

Ademar Gonçalves da Costa Junior

Sócio desde 2017
Profissional
Instituição:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
Currículo Resumido:
Professor do curso de Engenharia Elétrica, e do curso de Tecnologia em Automação Industrial, do Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, possuindo Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica, em 2002 e 2005, respectivamente, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), MBA em Gestão de Projetos (Unifacs - 2009) e Doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2016), com o tema de identificação de sistemas e projeto de controladores aplicado a manipuladores robóticos. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC (2019). Como experiência profissional, trabalhou em diversos setores da indústria como Automotiva (Ford Motor Company), Têxtil (Coteminas), Química (Baterias Moura), Telecomunicações (Telemar, ex-Telpa), Eletro-Eletrônica (Samsung) além de experiência anteriores em ensino (Instituto Federal da Bahia - IFBA, Fucapi - AM, FIP - PB e Escola Técnica Redentorista - PB). Membro da IFAC (International Federation of Automatic Control), SBA (Sociedade Brasileira de Automática) e ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia). Membro do Corpo Editorial da Revista Principia (IFPB, Brasil), sendo editor associado para a área de Engenharias IV, e da Revista Politécnica (Colômbia). Foi coordenador científico e coordenador ad-hoc para a área de Educação em Engenharia do CBA 2018 (Congresso Brasileiro de Automática). Seus interesses em pesquisa são nos seguintes temas: identificação de sistemas dinâmicos, sistemas de controle e de automação, instrumentação e robótica, e suas aplicações em diversas áreas, incluindo educação em Engenharia.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0585826541984052
Endereço:

João PessoaPBBrasil