[SBAI 2021] Call for Papers - Sessão Especial - Cidades Sustentáveis: Tecnologias e suas Aplicações

 
 

 Chamada de trabalhos 

O SBAI 2021 -- XV Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande -- FURG, acontecerá de forma virtual, considerando as dificuldades neste período de pandemia.

Seguindo a tradição, o evento tem foco na temática Sistemas e Automação Inteligentes, com interesse em assuntos atuais como IoT, automação, robótica, otimização, instrumentação e inteligência computacional. O objetivo é propiciar importantes discussões e contribuições teóricas e suas aplicações de interesse nas diferentes indústrias do Brasil e da América Latina.

O SBAI 2021 abre a chamada de trabalhos para uma Sessão Especial em Cidades Sustentáveis: Tecnologias e suas Aplicações

Coordenadores: Ivanovitch Silva (UFRN), Luciana Lima (UFRN), Luiz Affonso Guedes (UFRN), Diomadson Belfort (UFRN), Daniel G. Costa (UEFS)

Desde o começo do século XXI que a maioria da população mundial vive em grandes ou megacidades ao redor do mundo, resultando em um modo de vida dominado por padrões urbanos. No entanto, há de se considerar  os benefícios do rápido processo de urbanização nos últimos 100 anos, uma série de problemas também surgiram em nossas cidades como consequência dessa concentração da população no espaço urbano. Uma vez que essa ocupação do espaço nem sempre é acompanhada por políticas de planejamento, sobretudo nos países menos desenvolvidos ou em desenvolvimento,  muitos desafios se apresentam. Entre eles  podemos destacar aspectos relacionados à mobilidade da população, a poluição ambiental, a dependência  de recursos naturais cada vez mais escassos, e a necessidade de readequação de serviços públicos clássicos às novas demandas populacionais nos contextos urbanos, como o envelhecimento populacional. Embora o conceito de sustentabilidade possa ser muito amplo, através de uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis e serviços prestados aos cidadãos, surge o conceito das Cidades Sustentáveis. A partir desse conceito, a sustentabilidade deixou de ser vista como um complicador e ou limitador, mas sim com uma grande oportunidade para reconfiguração do espaço urbano visando aumentar a grau da qualidade de habitabilidade nos grandes centros, racionalizando o uso dos seus recursos ao mesmo tempo em que se aumenta a qualidade dos serviços prestados. 

Nesta sessão especial, pretende-se reunir contribuições teóricas e suas aplicações relacionadas com o tema de Cidades Sustentáveis, em diferentes esferas associadas à automação inteligente. Uma vez que Cidades Sustentáveis é um tema essencialmente multidisciplinar, espera-se receber propostas das mais diversas áreas do conhecimento, tais como Computação Distribuída, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Redes e Sistemas de Comunicação, Sensoriamento Remoto, Internet das Coisas, Cidades inteligentes, entre outros. Uma lista não exaustiva de temas de pesquisa pretendidos para essa sessão especial é apresentada a seguir: 

·  Mobilidade Urbana Sustentável: propostas de soluções inteligentes que facilitem o ir e vir da população urbana de forma sustentável.

·  Soluções de Políticas Públicas orientadas a dados para Cidades Sustentáveis: soluções inteligentes dedicadas a melhorar os ambientes de convivência nas cidades, tornando-os mais acessíveis, inclusivos, seguros e confortáveis para os cidadãos. 

· Gestão Ecologicamente Sustentável: soluções inteligentes para gestão ambiental nas cidades e desenvolvimento de gestão eficiente de seus recursos de infraestrutura, como recursos hídricos e energéticos.        

· Serviços Sustentáveis: soluções inovadoras para integração de serviços para cidades sustentáveis, como coleta de lixo, transporte, saúde, educação, serviços públicos e monitoramento de qualidade do ar. 

·   Cidades Resilientes: soluções inovadoras que visem dotar as cidades de capacidade de autogestão em situações críticas e de emergência, reduzindo eventuais perdas humanas e materiais. 

Datas importantes e informações adicionais sobre o processo de submissão de trabalhos estão disponíveis no site:

http://sbai.c3.furg.br/

Coordenação do SBAI 2021
Coordenadores da Sessão Especial - Cidades Sustentáveis

Arquivos para download:

SE_Cidades_Sustentaveis_SBAI2021.pdf

Ademar Gonçalves da Costa Junior

Sócio desde 2017
Profissional
Instituição:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
Currículo Resumido:
Professor do curso de Engenharia Elétrica, e do curso de Tecnologia em Automação Industrial, do Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, possuindo Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica, em 2002 e 2005, respectivamente, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), MBA em Gestão de Projetos (Unifacs - 2009) e Doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2016), com o tema de identificação de sistemas e projeto de controladores aplicado a manipuladores robóticos. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC (2019). Como experiência profissional, trabalhou em diversos setores da indústria como Automotiva (Ford Motor Company), Têxtil (Coteminas), Química (Baterias Moura), Telecomunicações (Telemar, ex-Telpa), Eletro-Eletrônica (Samsung) além de experiência anteriores em ensino (Instituto Federal da Bahia - IFBA, Fucapi - AM, FIP - PB e Escola Técnica Redentorista - PB). Membro da IFAC (International Federation of Automatic Control), SBA (Sociedade Brasileira de Automática) e ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia). Membro do Corpo Editorial da Revista Principia (IFPB, Brasil), sendo editor associado para a área de Engenharias IV, e da Revista Politécnica (Colômbia). Foi coordenador científico e coordenador ad-hoc para a área de Educação em Engenharia do CBA 2018 (Congresso Brasileiro de Automática). Seus interesses em pesquisa são nos seguintes temas: identificação de sistemas dinâmicos, sistemas de controle e de automação, instrumentação e robótica, e suas aplicações em diversas áreas, incluindo educação em Engenharia.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0585826541984052
Endereço:

João PessoaPBBrasil