Homenagem Póstuma ao Prof. Dr. Augusto Cesar Pinto Loureiro da Costa

 

A Sociedade Brasileira de Automática (SBA), por meio de seu comitê técnico em Robótica, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio de sua Comissão Especial de Robótica, e a RoboCup Brasil, prestam homenagem ao Prof. Dr. Augusto Cesar Pinto Loureiro da Costa, falecido no dia de hoje, 23 de maio de 2022.

O Prof Dr. Augusto Loureiro, como era conhecido por muitos, ingressou na UFBA como docente em 2003 e era professor do Departamento de Engenharia Elétrica. Pesquisador destacado nas áreas de robótica e inteligência artificial, era formado em engenharia civil pela UFBA (1993) e teve seus títulos de mestre e de doutor em engenharia elétrica, obtidos pela UFSC em 1997 e 2001, respectivamente.

Na Politécnica, Augusto Loureiro exerceu os cargos de coordenador do Colegiado de Curso de Engenharia de Computação (2008-2010) e de chefe do Departamento de Engenharia Elétrica (2010-2012). Foi ainda coordenador da Área de Sistemas Inteligentes da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e Coordenador da Comissão Especial em Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no biênio 2008 a 2010, anterior à criação da CER-SBC. Lecionou também, como professor visitante, na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos (2012-13), trabalhando junto ao GRASP Lab, centro de pesquisa de excelência na área de robótica. Ativo na comunidade nacional de robótica e inteligência artificial, o Prof. Augusto Loureiro da Costa foi chair geral do primeiro evento de Robótica da SBC, a Jornada de Robótica Inteligente (JRI), em 2004, e da Competição Brasileira de Robótica (CBR) conjuntamente com o JRI, SBIA e SBRN em 2008, em Salvador. O Prof Dr. Augusto Loureiro deixou um enorme legado no campo da robótica e inteligência artificial, contribuindo para o desenvolvimento, pesquisa e formação de diversos alunos de mestrado e doutorado na UFBA. 

Prof. Dr. Augusto Loureiro foi, sobretudo, um grande ser humano. Descrito por todos que o conheciam como uma pessoa amável, alegre, gente boa e amiga, deixará muitas saudades a todos os colegas, amigos, orientados e admiradores do seu trabalho. Assim, as sociedades aqui representadas prestam solidariedade à família nesse momento.

Comitê Técnico em Robótica da SBA

  • Coordenador: Paulo Lilles Jorge Drews Junior (FURG)
  • Vice-coordenador: Guilherme Vianna Raffo (UFMG)

Comissão Especial de Robótica da SBC

  • Coordenador: Josemar Rodrigues de Souza (UNEB)
  • Comitê Gestor: Eduardo Todt (UFPR), Paulo L. J. Drews Jr (FURG), Roseli A. F. Romero (USP-ICMC), Sarah T. L. Sá (IFRN), Douglas Macharet (UFMG), Tiago P. do Nascimento (UFPB)

RoboCup Brasil

  • Presidente: Prof. Dr. Rogério Sales Gonçalves (UFU)
  • Trustees: Prof. Dr. Marco Simões (UNEB), Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões (Unesp), Profa. Dra. Esther Luna Colombini (Unicamp), Prof. Dr. Josemar Rodrigues de Souza (UNEB)