Divulgação de Livro “Modelagem, Identificação e Controle de Processos na Indústria do Petróleo: Aspectos Teóricos e Práticos”

 
 

O livro “Modelagem, Identificação e Controle de Processos na Indústria do Petróleo: Aspectos Teóricos e Práticos”, recém lançado pela Editora Ciência Moderna, contempla a experiência de mais de 25 anos em ensino e pesquisa, na área de sistemas e controle, de 8 professores de 4 Universidades Federais do Brasil (UFRN, UFPA, UFRGS e UFSC), que advém da experiência em ensino de graduação e pós graduação dos autores, bem como da execução de diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nos setores de petróleo e gás, elétrico, siderurgia e indústria eletroeletrônica, com a participação e forte interação com profissionais da indústria. É destinado a profissionais de mercado, alunos de graduação e pós-graduação que atuem ou pretendam atuar na área de automação e controle.

O texto introduz o básico da modelagem, identificação e controle de processos dinâmicos, usando exemplos simples, destacando questões práticas relacionadas à modelagem fenomenológica e experimental de sistemas lineares e não lineares com ênfase na indústria de petróleo. Ao longo do livro, os leitores serão introduzidos nos conceitos básicos da teoria de sistemas dinâmicos e controle de processos. Em seguida, apresenta-se o controle robusto de sistemas lineares com exemplo de aplicação usando o tradicional controle proporcional-integral. Mais a frente, tem-se o controle preditivo com a sua versão generalizada usando o modelo CARIMA/ARIMAX. Por último, vem o controle avançado industrial com alguns métodos de controle regulatório, encerrando com o controle preditivo multivariável com restrições.

Os autores André Laurindo Maitelli, Oscar Gabriel Filho, Anderson Luiz de Oliveira Cavalcanti, Carlos Eduardo Trabuco Dórea, Daniel Ferreira Coutinho, Luis Fernando Alves Pereira, Fábio Meneghetti Ugulino de Araújo e Roberto Célio Limão de Oliveira são graduados em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação pelas Universidades Federais do Mato Grosso (UFMT), de Juiz de Fora (UFJF), da Bahia (UFBA), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Rio Grande do Norte (UFRN), da Paraíba (UFPB) e do Pará (UFPA), além da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Todos os autores são doutores formados por renomadas instituições nacionais e internacionais: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), UFRN, UFSC, Université de Toulouse III (Paul Sabatier-França), nas áreas de controle e automação.

Mais informações sobre o livro podem ser encontradas no link
https://www.lcm.com.br/site/livros/detalhesLivro/f/modelagem--identificacao-e-controle-
de-processos-na-industria-do-petroleo--aspectos-teoricos-e-praticos.html