PBL: A UTILIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ INTERATIVO COM RECONHECIMENTO FACIAL.

  • MAURICIO DE CAMPOS Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • LEONARDO VIEIRA Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • GIORDANO WALKER Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • PEDRO PASCOAL Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • CRISTIANO LANGNER Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • AIRAM T. R. Z SAUSEN Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • PAULO S. SAUSEN E Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
Keywords: Robótica, Interatividade, Reconhecimento Facial, Robô

Abstract

A robótica se constitui em uma das áreas, que mais atraem a atenção dos estudantes. Além disso, ela exige o domínio de conhecimentos multidisciplinares. Atividades que envolvem a robótica normalmente estimulam de sobremaneira o trabalho em equipe. Este artigo apresenta a partir de uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em projeto o desenvolvimento e a construção de um robô interativo, móvel, cujo desafio foi participar de uma grande exposição cultural. Este robô funciona a partir do reconhecimento facial, onde é estabelecido um diálogo, e ainda, é controlado por controle remoto. A integração da equipe e a superação dos obstáculos a fim de produzir o resultado esperado dentro de uma meta de custo e tempo pré-estabelecida, demostra que esta metodologia estimula inúmeras qualidades nos estudantes e os prepara mais adequadamente ao mercado de trabalho.

Published
2020-04-29
Section
Articles