ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O CONVERSOR BOOST TRADICIONAL E O CONVERSOR BOOST ENTRELAÇADO UTILIZANDO A TÉCNICA DE MPPT P&O PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

  • FERNANDO MARCOS DE OLIVEIRA Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC
  • GABRIEL WEISS Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC
Keywords: Conversores elevadores, MPPT, Sistemas PV, Eficiência, Conexão com a rede elétrica

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre dois conversores CC-CC elevadores de tensão utilizados em sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Os sistemas fotovoltaicos apresentam baixa eficiência e um nível de tensão que deve ajustado para aplicações em conexão com a rede. Os conversores elevadores de tensão são os responsáveis pela adequação do nível de tensão e devem apresentar uma boa eficiência e resposta ao sistema fotovoltaico. Dentre os conversores elevadores de tensão os mais empregados em sistemas fotovoltaicos são eles o conversor boost convencional e o conversor boost entrelaçado.
Para fins de análise comparativa neste trabalho foi implementado via simulação estes dois conversores juntamente com a técnica de rastreamento de máxima potência Perturba e Observa (P&O). Foram analisadas a eficiência dos conversores, a dinâmica do sistema e a rastreabilidade.

Published
2020-10-29
Section
Articles