TECNOLOGIAS WIRELESS DE TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA: SUCINTA REVISÃO APLICADA AO CARREGAMENTO DE BATERIAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

  • TATIANA S. MACEDO UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • TIARA RODRIGUES SMARSSARO DE FREITAS UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • WALBERMARK MARQUES DOS SANTOS UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • DENIZAR CRUZ MARTINS UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Keywords: Transferência de potência sem fio, Compensação, Projeto de bobinas

Abstract

Fomentadas pelo acordo de Paris, muitas pesquisas têm sido direcionadas a reduzir custos e aumentar a eficiência dos sistemas de carregamento de baterias dos veículos elétricos, apontados como as principais barreiras ao uso massivo desse tipo de transporte. Na busca por maior eficiência as pesquisas têm também se concentrado em projetar sistemas mais seguros e conveni-entes para os proprietários dos veículos. Dentre as tecnologias wireless, a transferência indutiva de potência é atualmente a mais utilizada em aplicações de veículos elétricos devido a sua conveniência, não utiliza cabos, e segurança, pois elimina o risco de choque elétrico associado aos contatos elétricos. Esse trabalho tem como objetivo revisar as últimas pesquisas no campo da ele-trônica de potência direcionadas a aumentar a eficiência dos sistemas de transferência indutiva de potência, principalmente no que tange as diferentes topologias de acoplamento de bobinas e malhas de compensação. São exploradas as duas geometrias, circular e quadrangular. Os resultados demonstram que bobinas circulares transferem potência com mais eficiência, porém são mais sensíveis aos desalinhamentos entre elas do que as quadrangulares, mais utilizadas em sistemas de carregamento dinâmico. A compen-sação série-série é a mais utilizada nas aplicações de veículos elétricos por ser independente das variações na carga.

Published
2020-10-29
Section
Articles