ESTUDO COMPARATIVO DE TÉCNICAS DE MINIMIZAÇÃO DE ONDULAÇÃO DE TORQUE PARA MOTORES DE RELUTÂNCIA VARIÁVEL TRIFÁSICOS
Abstract
Máquinas de relutância variável (MRV) apresentam vantagens como robustez, simplicidade e tolorância a faltas, o que realça estas máquinas dentre outras topologias. Entretanto, algumas desvantagens como elevada ondulação de torque e ruído acústico são inerentes devido à estrutura com dupla saliência das MRVs e ao seu princípio de acionamento. Este artigo apresenta uma investigação a respeito de técnicas de minimização da oscilação do conjugado para a MRV. Os princípios de funcionamento das MRVs são discutidos para explicar a presença das ondulações de torque. Então, técnicas eletrônicas de controle de torque instantâneo (CTI) e de controle de torque médio (CTM) como funções de divisão de torque (FDT), controle direto de torque instantâneo (CDTI), controle de torque direto (CDT) e controle direto de torque médio (CDTM) são investigadas. Todas as técnicas são comparadas e discutidas. Simulações são feitas para verificar os algoritmos de controle. Os resultados obtidos nas simulações mostram que dentre as FDTs, a senoidal apresenta menor ripple de torque. Depois, a FDT senoidal é comparada com os outros métodos. Nesta comparação, o CDTI apresentou melhor capacidade de regulação de torque abaixo da velocidade de base. Acima da velocidade de base, CDTM apresentou melhor regulação de torque e maior alcance de velocidade, sendo mais indicado nesta faixa.