ESTUDO COMPARATIVO DE TÉCNICAS DE MINIMIZAÇÃO DE ONDULAÇÃO DE TORQUE PARA MOTORES DE RELUTÂNCIA VARIÁVEL TRIFÁSICOS

  • MARCELO VINÍCIUS DE PAULA Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • TÁRCIO ANDRÉ DOS SANTOS BARROS Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • PEDRO JOSÉ DOS SANTOS NETO Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • ERNESTO RUPPERT FILHO Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Keywords: Motor de Relutância Variável, Control Direto de Torque, Controle Direto de Torque Instantâneo, Função de Divisão de Torque, Controle Direto de Torque Médio

Abstract

Máquinas de relutância variável (MRV) apresentam vantagens como robustez, simplicidade e tolorância a faltas, o que realça estas máquinas dentre outras topologias. Entretanto, algumas desvantagens como elevada ondulação de torque e ruído acústico são inerentes devido à estrutura com dupla saliência das MRVs e ao seu princípio de acionamento. Este artigo apresenta uma investigação a respeito de técnicas de minimização da oscilação do conjugado para a MRV. Os princípios de funcionamento das MRVs são discutidos para explicar a presença das ondulações de torque. Então, técnicas eletrônicas de controle de torque instantâneo (CTI) e de controle de torque médio (CTM) como funções de divisão de torque (FDT), controle direto de torque instantâneo (CDTI), controle de torque direto (CDT) e controle direto de torque médio (CDTM) são investigadas. Todas as técnicas são comparadas e discutidas. Simulações são feitas para verificar os algoritmos de controle. Os resultados obtidos nas simulações mostram que dentre as FDTs, a senoidal apresenta menor ripple de torque. Depois, a FDT senoidal é comparada com os outros métodos. Nesta comparação, o CDTI apresentou melhor capacidade de regulação de torque abaixo da velocidade de base. Acima da velocidade de base, CDTM apresentou melhor regulação de torque e maior alcance de velocidade, sendo mais indicado nesta faixa.

Published
2020-10-26
Section
Articles