MÉTODO PARA ANÁLISE DE IMPACTOS DA MOBILIDADE ELÉTRICA EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO E A RESPECTIVA APLICAÇÃO EM SISTEMAS BRASILEIROS
Abstract
O aumento na adoção de veículos elétricos (VEs) acarretou no desenvolvimento de uma intrincada infraestrutura de recarga em países europeus, E.U.A. e China. Tal infraestrutura consiste em eletropostos do tipo lento, semirrápido e rápido, os quais apresentam características elétricas e comportamentais específicas. As ferramentas de simulação existentes atualmente não são suficientemente abrangentes para integrar as características da recarga do VE, além de não modelarem detalhadamente os fatores comportamentais para investigar os impactos técnicos em redes de distribuição. Neste contexto, este artigo propõe um método de simulação estocástico série temporal (baseado no método de Monte Carlo) capaz de englobar as características elétricas e comportamentais de todos os tipos de eletropostos existentes. Estudos extensivos em uma rede real brasileira destacaram os impactos individuais e combinados em ambas as redes primárias e secundárias. Adicionalmente, os resultados permitiram identificar qual tipo de eletroposto tem maior influência sobre o perfil de tensão da rede. Este tipo de informação pode ajudar as concessionárias a antecipar impactos técnicos em seu sistema.