Aplicação de uma estratégia de controle robusto no algoritmo de sincronismo trifásico SRF-PLL

  • Diana A. C. Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), RJ, Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL), Laboratório de Controle e Automação (LACEA)
  • Indiara F. Brito Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), RJ, Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL), Laboratório de Controle e Automação (LACEA)
  • Josiel A. Gouvêa Núcleo de Pesquisa em Mecatrônica (NUPEM), Nova Iguaçu, RJ
  • João A. M. Neto Departamento de Engenharia Elétrica, CEFET/RJ
  • Alessandro R. L. Zachi Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), RJ, Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL), Laboratório de Controle e Automação (LACEA)
Keywords: Grid-connected systems, SRF-PLL, synchronization, robust control, disturbance rejection, ADRC

Abstract

Este artigo versa sobre o projeto e análise de um PLL (Phase-Locked Loop) baseado no método de Controle com Rejeição Ativa de Distúrbios (ADRC). A proposta concentra atenção em um sistema específico denominado Synchronous Reference Frame Phase-Locked Loop (SRF-PLL) que é uma técnica bem estabelecida usada para manter o sincronismo de sistemas conectados à rede elétrica trifásica. Um SRF-PLL típico utiliza um controlador PI clássico para regular o ângulo de sincronismo no valor desejado. Contudo, um problema que ainda é desafiador é o de estimar as variáveis do sistema na presença de perturbações no sinal de entrada. O objetivo deste trabalho é aumentar a robustez deste sistema SRF-PLL pela utilização de um controlador ADRC no lugar do PI tradicional. A proposta consiste em utilizar uma estrutura ADRC para estimar e compensar a perturbação de entrada e, uma outra estrutura ADRC para promover o rastreamento do ângulo de sincronismo para o valor de referência desejado. São apresentados resultados de simulação e realizadas comparações com o PI clássico e com um filtro ressonante proposto na literatura.
Published
2021-10-20
Section
Articles